sexta-feira, 31 de agosto de 2018

100 Maiores Livros de Todos os Tempos: Onde Comprar e PDF

Os membros do Clube de Leitura da Noruega pediram a 100 consagrados escritores para nomear as dez melhores e mais fundamentais obras da literatura mundial, de forma a reunir os 100 mais votados livros da Literatura Mundial.

Entre os 100 mais votados encontram-se obras dos portugueses José Saramago (Ensaio Sobre a Cegueira) e Fernando Pessoa (Livro do Desassossego), juntamente com os autores publicados pela BIS Jorge Luis Borges (Ficcões), Charles Dickens (Grandes Esperanças), Gabriel García Márquez (Cem anos de Solidão e O Amor nos Tempos de Cólera), Franz Kafka (O Processo, Contos e O Castelo), Edgar Allan Poe (Histórias Extraordinárias), Liev Tolstoi (A Morte de Ivan Ilitch, Guerra e Paz e Ana Karenina), Mark Twain (As Aventuras de Huckleberry Finn) e Marguerite Yourcenar (Memórias de Adriano).


Participaram na eleição escritores como John le Carré, John Irving, Salman Rushdie, Nadine Gordimer, Milan Kundera, Carlos Fuentes, Paul Auster, A. S. Byatt, Orhan Pamuk, Bei Dao, Nawal El Saadawi e Yvonne Vera, entre outros.


O escolhido para representar a melhor obra de ficção da Literatura foi Dom Quixote, de Cervantes, com arrecadação superior a 50% dos votos. Em segundo lugar ficou a monumental jornada de sete volumes Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust; o restante, porém, não foi cotado num ranking, apenas selecionado como "os melhores".

O único representante da literatura brasileira foi Guimarães Rosa com o genial Grande Sertão: Veredas. Já a Inglaterra, país tradicional em quesito literário, permaneceu imbatível com 14 obras selecionadas.

"O escritor Dostoyevsky foi o campeão de indicações para a lista dos cem melhores livros - com quatro títulos indicados. 


Shakespeare, Kafka e Tolstói tiveram, cada um, três livros indicados. Faulkner, Flaubert, Garcia Márquez, Homer, Thomas Mann e Virgínia Woolf tiveram dois títulos indicados." (BBC Brasil)


Fontes: 
https://www.theguardian.com/world/2002/may/08/books.booksnews
https://www.bokklubben.no/SamboWeb/side.do?dokId=65500&klubbid=WB

Segue a lista completa dos livros com links para compra e download.


1984
George Orwell
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1903-1950



     Romance distópico clássico do autor britânico George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de Junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário de modelo comunista. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.
O romance tornou-se famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um regime coletivista-socialista na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.


A Casa de Bonecas
Henrik Ibsen
Noruega
1828-1906
COMPRA  | PDF




      Para salvar o marido, Nora mente e faz um empréstimo escondida, mas quando seu marido descobre, a repudia. Ela então, ao ver sua posição inferior na sociedade, revolta-se e deixa marido e filhos.


A Educação Sentimental
Gustave Flaubert
França
1821-1880
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para educação sentimental penguin classics


A paixão lendária de Gustave Flaubert pela palavra precisa ofuscou o que ele próprio conseguiu com 'le mot juste'. Insistia que o tema não conta. Dizia que não há "temas bons ou maus..." Com 'A Educação Sentimental' (1870), Flaubert retorna ao realismo. Inicialmente a obra foi recebida com pouco interesse; no entanto, foi tida pelos críticos posteriores como modelo de análise dos costumes sociais, e equiparável à obra 'Madame Bovary'. O romance revela um fundo autobiográfico, no qual Frederico Moreau, personagem central, é uma evocação do próprio Flaubert jovem, com um painel social dos anos agitados da "monarquia de julho" de Luís Filipe que culminaram na revolução de 1848. Mostra o ruir das ilusões românticas, como em 'Madame Bovary', e, por outro ângulo, o panorama convulsionado da época. Ler 'A Educação Sentimental' é uma oportunidade pedagógica rara.


Absalão, Absalão!
William Faulkner


Estados Unidos
1897-1962




    Absalão, absalão, escrito em 1936, é um dos mais prestigiosos romances do século XX. Ambientado no sul dos Estados Unidos durante e após a Guerra Civil Americana, narra a ascensão e queda de Thomas Sutpen, fundador de uma dinastia que acaba sendo destruído por sua própria descendência.


As Aventuras de Huckleberry Finn
Mark Twain
Estados Unidos
1835-1910




    Lançado em 1885 como sequência de As aventuras de Tom Sawyer (1876), a história de Huck Finn, no entanto, ganhou autonomia: é unanimemente considerada a obra-prima de Mark Twain e mudou para sempre o imaginário dos Estados Unidos.
Para se livrar do pai bêbado e violento, Huckleberry Finn se refugia em uma pequena ilha do rio Mississippi, onde se alia com Jim, um escravo fugido. Em busca de liberdade, a inusitada dupla se lança numa viagem pelo leito do rio, às margens da sociedade pré-Guerra Civil.
Marco fundador da narrativa estado-unidense, o romance registrou a fala comum da gente simples e inaugurou a tradição – central das artes americanas – do anti-herói jovem e espirituoso que, graças à condição de desajustado, goza de uma visão privilegiada do mundo. Muitas vezes alvo de polêmicas, Huck Finn não cessa de suscitar reflexões sobre o absurdo da humanidade.


Eneida
Vergílio



Resultado de imagem para italia Itália(Imp. Romano)
70-19 BC




   A 'Eneida' pode ser vista de ângulos diferentes. De um lado, é um monumento artístico, um poema composto para responder ao sentido da poesia, para provocar no contemplador o sentimento estético, a emoção decorrente da contemplação do Belo. De outro, é uma obra arquitetônica, construída com uma técnica e um esmero só compreendidos por iniciados. De outro, ainda, é um repositório de saberes, um arquivo de conhecimentos, muitos dos quais passam despercebidos a quem enfrenta o texto pela primeira vez. E pela segunda, terceira...E é, sem dúvida, o documento de uma época, a exaltação de uma cidade - Roma, a celebração de um povo - o romano, a comprovação de que é possível erigir um mundo tendo-se nas mãos uma tábua encerada e um estilo de metal. [...] É difícil dizer qual a mensagem mais importante. Deixemos essa escolha por conta do leitor.


Anna Karenina
Lev Tolstoi
Resultado de imagem para russiaRússia
1828-1910


     Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.


Amada
Toni Morrison
Estados Unidos
dn. 1931
COMPRAR  | PDF(EN)




A história de Amada se passa nos anos posteriores ao fim da Guerra Civil, quando a escravidão havia sido abolida nos Estados Unidos. Sethe é uma ex-escrava que, após fugir com os filhos da fazenda em que era mantida cativa, foi refugiar-se na casa da sogra em Cincinnati. No caminho, ela dá à luz um bebê, a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história. Amada tem uma estrutura sinuosa, não-linear - viaja do presente ao passado, alterna pontos de vista, sonda cada uma das facetas que compõem esta história sombria e complexa. Considerado um clássico contemporâneo, faz um retrato a um tempo lírico e cruel da condição do negro no fim do século XIX nos Estados Unidos


Berlin, Alexanderplatz
Alfred Doblin
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1878-1957
COMPRAR  | PDF(ES)




     Romance épico que acompanha o crescimento e a industrialização da grande cidade e dos tipos humanos que nela tentam sobreviver, Berlim Alexanderplatz é uma obra capital do expressionismo literário alemão. Este clássico narra a história da Alemanha - entre as duas
grandes guerras - e de Franz Biberkopf, antigo operário da construção civil que acaba de sair da prisão. Ele jura nunca mais se meter em situações escusas, tenta reconstruir sua vida desesperadamente, mas acaba tendo dificuldade de se reintegrar no trabalho. Uma série de decepções com os antigos amigos leva-o à bebida e à descrença nos homens, na sociedade e na justiça, e termina quebrando o juramento.


Ensaio sobre a Cegueira
José Saramago
Resultado de imagem para portugal Portugal
1922-2010




    Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".


O Livro de Jó (Job)
????
Resultado de imagem para israel Israel.
600-400 BC




   O Livro de Jó ou Job é um dos livros sapienciais do Antigo Testamento e da Tanakh, vem depois do Livro de Ester e antes do Livro de Salmos. É considerada a obra prima da literatura do movimento de Sabedoria. Também é considerada uma das mais belas histórias de prova e fé. Conta a história de Jó, onde o livro mostra que era um homem temente a Deus e o agradava. As inúmeras exegeses presentes neste livro são tentativas clássicas para conciliar a coexistência do mal e de Deus (teodiceia). A época em que se desenrolam os fatos, ou quando este livro foi redigido, é controverso. Existe uma famosa discussão no Talmud a este respeito.


A Divina Comédia
Dante Alighieri
Itália
1265-1321




     Dante relata sua viagem pelos três reinos do outro mundo: o Inferno, o vale doloroso onde termina o ser humano a partir do momento que ele se recusa a seguir a ´verdadeira via´, a da razão e da virtude. O Purgatório, montanha alta e escarpada, que se eleva do grande oceano do hemisfério inferior e o Paraíso, onde a beatitude é descrita e representada. A Divina Comédia é antes de mais nada, um testemunho de uma época no qual o homem deveria viver em conformidade e harmonia com a vontade divina.


Diário de um Louco
Lu Xun
Bandeira da China China
1881-1936


Resultado de imagem para diario de um louco lu xun
“Diário de um Louco” de Lu Xun é uma narrativa em primeira pessoa, na forma de diário, de um homem que vai revelando aos poucos seu desequilíbrio. Ele crê progressivamente que as pessoas que o cercam são canibais, prontos a executar o plano de matá-lo e degustá-lo. Há algo de Edgar Allan Poe na construção que revela aos poucos, com certo grau de morbidez, o desequilíbrio mental onde parecia haver lucidez e indignação. Uma alegoria do capitalismo.


Sacuntala de Calidasa
Calidasa
 Índia
Apx. 400

     Sacuntala, drama de Calidasa composto no quinto século DC é geralmente considerado como a maior obra literária indiana de todos os tempos.
      Tirada de uma lenda, a obra fala da sedução da ninfa Sacuntala pelo rei Dushyanta, e sua separação trágica. Sacuntala refaz a história em um idílio de amor cujos personagens representam um ideal aristocrático primitivo: a moça, sentimental, altruísta, vive com pouco mas na companhia da natureza, e o rei, primeiro servo do dharma (leis e deveres religiosos e sociais), protetor da ordem social, herói resoluto, ainda que tenro e sofredor pela perda seu amor perdido. O enredo e os personagens são feitos críveis por uma mudança que Calidasa introduz: Dushyanta não é responsável pela separação dos amantes; ele age apenas sob um delírio causado pela maldição de um sábio. Como em todas as obras de Sacuntala, a beleza da natureza é retratada com uma inimitável elegância da metáfora.


A Morte de Ivan Ilitch
Liev Tolstoi
Resultado de imagem para russiaRússia
1828-1910
Resultado de imagem para a morte de ivan ilitch
Esta obra mostra a história de um burocrata medíocre, Ivan Ilitch, um juiz respeitado que depois de conseguir uma oferta para ser juiz em uma outra cidade, compra um apartamento lá, para ele, sua mulher, sua filha e seu filho morarem. Ao ir para o apartamento, antes de todos, para decorá-lo, ele cai e se machuca na região do rim, dando início à uma doença.


Édipo Rei
Sófocles
Grécia
496-406 BC
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para edipo rei penguin
Tragédia grega escrita por Sófocles em 427 a.C., a peça Édipo Rei foi considerada pelo filósofo Aristóteles como o exemplo mais perfeito do gênero. Na grafia grega, o nome da obra é OΙΔΙΠΟΥΣ ΤΥΡΑΝΝΟΣ, que, quando feita a transliteração, significa Édipo Tirano. Resumidamente, a história da obra é sobre a tragédia de um homem que tem seu destino traçado pelos deuses. Devido a esta maldição, ele mata o pai e se casa com a mãe.




Medeia
Eurípides
Grécia
Apx 480-406 BC
COMPRAR  | PDF
Medeia Nela foi apresentado o retrato psicológico de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Medeia representa um novo tipo de personagem na tragédia grega, como esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional. Tomada de fúria terrível, mata os filhos que teve com o marido, para vingar-se dele e automodificar-se. É vista como uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.


O Velho e o Mar
Ernest Hemingway
 Estados Unidos
1899-1961


Resultado de imagem para o velho e o mar

Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho. Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida.


O Estrangeiro
Albert Camus
França
1913-1960
Resultado de imagem para o estrangeiro
Pedro Páramo
Juan Rulfo
México
1918-1986
Resultado de imagem para pedro paramo
Romance mais aclamado da literatura mexicana, Pedro Páramo é o primeiro de dois livros lançados em toda a vida de Juan Rulfo. O enredo, simples, trata da promessa feita por um filho à mãe moribunda, que lhe pede que saia em busca do pai, Pedro Páramo, um malvado lendário e assassino. Juan Preciado, o filho, não encontra pessoas, mas defuntos repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável do pai. Vergonha é o que Juan sente. Alegoricamente, é o México ferido que grita suas chagas e suas revoluções, por meio de uma aldeia seca e vazia onde apenas os mortos sobreviveram para narrar os horrores da história. O realismo fantástico como hoje se conhece não teria existido sem Pedro Páramo, é dessa fonte que beberam o colombiano Gabriel García Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa, que também narram odisséias latino-americanas.


A Epopeia de Gilgamesh
????
Mesopotâmia/Iraque
Apx 1800 BC
Resultado de imagem para a epopeia gilgamesh
lugar na literatura mundial, não apenas por precederem às epopéias homéricas em pelo menos mil e quinhentos anos, mas principalmente pela qualidade e originalidade da história que narram. Trata-se de uma mistura de pura aventura, moralidade e tragédia.


O Processo
Franz Kafka
Imp. Austro-Húngaro (Rep. Tcheca)
1883-1924
Resultado de imagem para o processo kafka
Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum.' Assim começa um dos maiores romances do século XX. E começa também o drama do protagonista de 'O processo', que luta do começo ao fim para descobrir do que é acusado, quem o acusa e com base em que lei. Josef K. sempre confrontará a impossibilidade de escolher um caminho que lhe pareça sensato ou lógico, pois o processo de que é vítima segue leis próprias, as leis do arbítrio. O labirinto exemplarmente 'kafkiano' do qual Josef K. tentará se desvencilhar traduz um sentimento que nos diz muito - o de que a razão pode pouco contra a banalidade da violência irracional.


Historias Extraordinárias
Edgar Allan Poe
Estados Unidos
1809-1849

Resultado de imagem para historias extraordinarias de edgar allan poe

Memórias de Adriano
Marguerite Yourcenar
França
1903-1987
Imagem relacionada
Uma das mais fascinantes obras do século XX, este livro traz como personagem principal Adriano, o grande imperador romano. Mas não se trata apenas de uma biografia romanceada. A grande dama da literatura francesa faz uma obra de ficção, em que a ambienta física, política, social, cultural e psicológica obedece a um rigoroso processo de reconstituição histórica.


Hamlet
William Shakespeare
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1564-1616

Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos - para culpados e inocentes. Esta é a sinopse da tragédia de Shakespeare, agora em nova e fluente tradução de Lawrence Flores Pereira. Mas a trama inventada pelo dramaturgo inglês vai muito além disso: Hamlet é um dos momentos mais altos da criação artística mundial, um retrato - eletrizante e sempre contemporâneo - da vida emocional de um Homo sapiens adulto.


A Saga de Njal
????
 Islândia
Apx 1300
Resultado de imagem para a saga de njal
Uma das grandes obras em prosa do mundo e a mais notável e fascinante dentre todas as sagas islandesas, A Saga de Njal começou sendo contada, de boca em boca, nos lares nórdicos, nos vales e colinas, nas costas dos mares e fiordes, nas margens dos rios, e foi passando de geração para geração. Carmen Seganfredo reconta esta história revelando o dia a dia de um viking com riqueza de detalhes: seus pensamentos e seus ferozes costumes arbitrários, acompanhando passo a passo suas sangrentas batalhas e aferradas vinganças desde a primeira rixa de sangue até a derrocada final.


Cem Anos de Solidão
Gabriel Garcia Marquez
 Colômbia
1928-2014
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para cem anos de solidão
Em 'Cem anos de solidão', Gabriel García Marquez narra a história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca conhecida.


Obras Escolhidas
Franz Kafka
Imp. Austro-Húngaro/ (Rep. Tcheca)
1883-1924
Resultado de imagem para obras escolhidas kafka
Franz Kafka (1883-1924) é um dos nomes incontornáveis da literatura do século XX, e um escritor que soube, como poucos, dar expressão às questões cruciais do homem moderno. Sua obra, relativamente pequena (escrita ao longo de menos de doze escassos anos), é um exemplo de concisão bem como de uma escrita perturbadora. Ao mesmo tempo em que trabalha angústias universais do ser humano– medo, vergonha, repulsa, culpa, impulso sexual –, o autor é emblemático de seu (nosso) tempo por descrever, como ninguém, a ansiedade de personagens presos a engrenagens institucionais e burocráticas – simbolizando, em última análise, a existência humana. A presente edição reúne algumas das principais obras kafkianas, como os contos “O veredicto” (considerada a primeira obra ficcional importante do autor, escrita em 1912), “Na colônia penal” (1914) e “Um artista da fome” (1922), a célebre novela A metamorfose (1912), seu mais aclamado romance, O processo (1914), além de uma das peças de não ficção confessionais mais pungentes de todos os tempos: Carta ao pai.
Filhos e Amantes
D. H. Lawrence
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1885-1930
Resultado de imagem para filhos e amantes
Filhos e Amantes é um romance de D. H. Lawrence publicado em 1912. Narra a história da família rural Morel, formada pelo típico camponês Walter e sua esposa Gertrude, uma burguesa cujas decepções são aliviadas no amor e nas expectativas que deposita nos filhos, que crescem marcados pelo ambiente familiar.
É o terceiro romance de Lawrence, considerado sua primeira grande obra, reunindo parte de suas características literárias, como uma abordagem profunda dos sentimentos sexuais e de uma sociedade rural,[1] bem como suas expressões idiomáticas.
Ilíada
Homero
Grécia
Apx 700 BC
Resultado de imagem para iliada nova fronteira
Primeiro livro da literatura ocidental, a 'Ilíada' parece se tratar, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos que ficariam marcados para sempre no imaginário ocidental. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos os leitores são transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas. Mas, acima de tudo, a 'Ilíada' é a narrativa da tragédia de Aquiles. Irritado com Agamêmnon, líder da coalizão grega, por seus mandos na guerra, o célebre semideus se retira da batalha, e os troianos passam a impor grandes derrotas aos gregos. Inconformado com a reviravolta, seu escudeiro Pátroclo volta ao combate e acaba morto por Heitor. Cegado pelo ódio, Aquiles retorna à carga sedento por vingança, apesar de todas as previsões sinistras dos oráculos.


Odisséia
Homero
Grécia
Apx 700 BC
Resultado de imagem para odisseia nova fronteira
Composta por mais de doze mil versos, a narrativa do regresso de Odisseu (Ulisses) a sua terra natal é considerada uma obra de grande importância na tradição literária ocidental. Após o fim da Guerra de Tróia, que durou dez anos, Odisseu retorna à Ítaca, onde espera reencontrar sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco. A viagem, no entanto, será repleta de desafios para o herói grego.


Crime e Castigo
Fiódor Dostoiévski
Resultado de imagem para russiaRússia
1821-1881
Resultado de imagem para crime a castigo 34
Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.
O romance se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo.
Os personagens e as descrições de seus caracteres e personalidades, bem como outras obras maiores de Fiódor Dostoiévski, inspiraram pensamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da segunda metade do século XIX e também no século XX. Foram influenciados Nietzsche, Sartre, Freud, Orwell, Huxley, dentre outros.


Os flagrantes traços autobiográficos, como a adoração pela mãe, o vício do jogo (O Jogador) e a fidelidade psicológica, bem como os traços estilísticos do autor, colocaram esta obra, entre as maiores da história da literatura universal e, certamente, junto com Os Irmãos Karamazov, garantiram a Fiódor Dostoiévski a posição de maior escritor russo da história em conjunto com Liev Tolstoi.




Os Irmãos Karamazov
Fiódor Dostoiévski
Resultado de imagem para russiaRússia
1821-1881
COMPRAR  | PDF
Os Irmãos Karamázov é o último romance de Dostoiévski. No fundo, ele resume toda a criatividade do escritor, trazendo à baila as “malditas” questões existenciais que o afligiram a vida inteira, com especial relevo para a flagrante degradação moral da humanidade afastada dos ideais cristãos. Cheia de peripécias, a narrativa põe em foco três protagonistas irmãos, representantes dos mais diversos aspectos da realidade russa – o libertino Dmítri, o niilista Ivan e o sublime Aliocha -, afim de alumiar as profundezas insondáveis do coração entregue ao pecado, corrompido por dúvidas ou transbordante de amor.


Dom Quixote
Miguel de Cervantes
 Espanha
1547-1616
Miguel de Cervantes criou com 'Dom Quixote' (1605) uma das obras-primas da literatura de todos os tempos - com ela nasceu o romance moderno e seu herói tornou-se o arquétipo do idealista a qualquer preço. O idealismo da cavalaria e do realismo renascentista e picaresco são simbolizados nos dois personagens centrais. Dom Quixote representa o lado espiritual, sublime e nobre da natureza humana; Sancho Pança, o aspecto materialista, rude, animal.


Guerra e Paz
Liev Tolstoi
Resultado de imagem para russiaRússia
1828-1910

Publicado entre 1865 e 1869, 'Guerra e Paz' é mundialmente aclamado como um dos maiores romances jamais escritos. Trata de um imenso e detalhado painel da sociedade russa durante o tumultuado período das guerras napoleônicas, de 1805 (ano da vitória de Napoleão na batalha de Austerlitz) a 1812 (quando ocorrerram a célebre retirada dos franceses durante o inverno e o incêndio de Moscou). Como fio condutor, temos a vida, as misérias e os amores de duas grandes famílias aristocratas. Uma multidão de personagens retrata as diversas camadas do mundo russo, dos camponeses ao tsar, e os protagonistas parecem ter vida própria, tão admirável é a capacidade de Tolstói (1828-1910) de representar pessoas psicologicamente complexas e profundas. Por sua ambição e pelas técnicas utilizadas, 'Guerra e Paz' desafiou os parâmetros
e a própria literatura do seu tempo.


O Tambor
Gunter Grass
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1927 - 2015
COMPRAR  | PDF(EN, ES)
Resultado de imagem para o tambor livro
“O tambor” é considerado por muitos o melhor romance sobre o dilaceramento do mundo alemão no pós-guerra. O livro conta a história de um anão que, ao tocar seu tambor, ressuscita suas lembranças, as de sua família e de seu país, agitando um universo grotesco e misterioso cuja lógica não é deste mundo. Publicado originalmente em 1959, o romance de estreia de Günter Grass tornou-se um best-seller e trouxe reconhecimento internacional ao autor, que mais tarde ganharia o prêmio Nobel de Literatura.


As Mil e Uma Noites
????
Índia/Iraque/Egito
1265-1321
Decidido a matar todas as mulheres solteiras do reino, após ter descoberto a traição da sua mulher, o sultão Shahriar casa-se a cada noite com uma jovem diferente que será morta ao amanhecer. Mas a filha do grão-vizir, a impetuosa Sherazade, decide enfrentar o desafio e interromper esse ciclo vingativo, oferecendo-se para a noite seguinte. Noite que se multiplica, assim como as histórias de Sherazade, adiando sua morte indefinidamente. Até que passadas mil e uma noites, o sultão, apaixonado pela envolvente narradora, suspende a ordem cruel. Obra-prima da literatura oriental, As mil e uma noites ganhou destaque também no Ocidente a partir da versão do orientalista francês Antoine Galland, no qual esta edição é baseada. Galland selecionou as lendas mais curiosas e de enredo mais palpitante, traduzindo-as para o francês. O livro alcançou êxito extraordinário, sendo a partir daí traduzido para vários idiomas. 

Fausto
Johann Wolfgang von Goethe
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1749-1832
COMPRAR  | PDF


Com a sua temática arquetípica e grandiosidade estética, o Fausto se impõe como ápice e síntese da obra pioneira de Johann Wolfgang von Goethe. A obra-prima do autor nos transporta à tragédia do protagonista que, desiludido, faz um pacto com o demônio Mefistófoles.


A Divina Comédia
Dante Alighieri
Itália
1265-1321

A divina comédia é um dos maiores clássicos da literatura universal. Escrito no século XIV, o poema épico de Dante Alighieri é considerado também um dos textos fundadores da língua italiana. Nele, o escritor apresenta uma jornada inesquecível pelo tormento infinito do Inferno e a árdua subida da montanha do Purgatório até o glorioso reino do Paraíso. Dante conseguiu fundir sátira, inteligência e paixão em uma alegoria cristã imortal sobre a busca da humanidade pelo autoconhecimento e pela transformação espiritual.

Tempo de Migrar para o Norte
Tayeb Salih
 Sudão
1929
COMPRAR  | PDF(EN)
Resultado de imagem para tempo de migrar para o norte
Neste romance conta-se a história das viagens e visões de Mustafa Said que se encontra dividido entre dois continentes. Mustafa Said é órfão de pai e quando jovem abandona a mãe e parte para Londres onde se destaca profissionalmente. Mas a visão dos britânicos sobre o continente africano e sua própria condição de expatriado são motivos que causam revolta e decepção em Mustafa.



O Som e a Fúria
William Faulkner
 Estados Unidos
1897-1962
Resultado de imagem para o som e a furia
O som e a fúria, de 1929, é considerada a obra mais importante do escritor norte-americano ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1949. O romance surgiu em um período de isolamento, depois que o autor teve seu terceiro romance recusado por diversas editoras. Abalado, William Faulkner investiu num estilo ousado, tecido por quatro vozes narrativas distintas e saltos inesperados no tempo. É dessa forma, permeada por tons bíblicos e ecos de tragédias gregas, que o escritor retrata a violenta decadência dos Compson, família aristocrática do sul dos Estados Unidos, que parece viver num desnorteante presente em estado bruto.

Zorba, o Grego / Vida e Proezas de Aléxis Zorbás
Nikos Kazantzakis
Grécia
1883-1957
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para zorbas tag livros
A história é narrada por um intelectual grego que, depois de ser chamado de "roedor de papéis" pelo grande amigo Stavridákis , decide lançar-se em uma empreitada arrojada: explorar uma mina de linhito em Creta. Num bar do porto, pouco antes de embarcar, conhece Aléxis Zorbás, a quem contrata para chefiar os trabalhos. Ao chegar à ilha, instalam-se temporariamente na casa de Madame Hortense, uma velha atriz do amor francesa que vive de seu passado e que logo cede aos encantos do empregado-chefe. De dia, enquanto Zorbás comanda os operários na mina, o narrador se enfurna em sua jornada interna banhada pelo mar Líbio e materializada no manuscrito que escreve. À noite, enquanto come a sopa preparada por Zorbás, ele fica a escutar suas histórias, ouvindo-o tocar seu santir, vendo-o dançar as coisas que não consegue expressar com palavras. Suas mulheres, as guerras que viveu, suas certezas, suas dúvidas, suas loucuras. 
O conflito entre alma e corpo, ou espírito e carne, ou divindade e homem, é um dos pilares da obra de Nikos Kazantzákis. A ele, o narrador é lançado com força através de confrontos de visão de mundo que irão remodelar seu modo de pensar. O resultado é uma nova dimensão de compreensão da alma humana, algo infestado de vida, algo que os livros não puderam lhe dar. 
"Vida e Proezas de Aléxis Zorbás" consegue ser ao mesmo tempo um romance de aventura, que se lê com febre, e um romance de formação, que transforma. Como em todo grande livro, sua leitura não é apenas uma experiência literária de excelência, é uma experiência de vida.

O Castelo
Franz Kafka
Itália
1883-1924
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para o castelo kafka
Franz Kafka é conhecido pelos engendrados enredos labirínticos em que se figuram absurdos nos quais o leitor, além de enveredar, tem o compromisso de pouco a pouco revelar os reais propósitos da trama; e por mais insensatos que sejamos contornos da narrativa, as reações do narrador, e porque não dizer do autor, apontam para a mais absoluta naturalidade. Mas qual é o conceito de naturalidade na obra de Kafka? A atmosfera kafkiana caracterizada pela opressão e angústia, em “O castelo” ganha contornos muito nítidos. Parâmetro da ficção universal no século XX, esta obra tem na sua personagem principal, o agrimensor K., a síntese do aflito e intrincado mundo contemporâneo, senão de todas as épocas, que vem à luz num indivíduo que encontra-se em choque com um irresoluto senso de coletividade.


A Consciência de Zeno
Italo Svevo
Itália
1861-1928
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para a consciência de zeno
Pouco depois do fim da Primeira Guerra Mundial, Italo Svevo começou a elaborar “A consciência de Zeno”, sua obra-prima. Graças ao conhecimento que tinha das teorias psicanalíticas, o romancista desenvolveu uma análise psicológica de extrema profundidade mediante a representação interior da neurose do narrador-protagonista, e lançando mão de técnicas narrativas bem modernas, conseguiu transmitir ao leitor o poder sugestivo do pensamento e das recordações.


Madame Bovary
Gustave Flaubert
Itália
1821-1880
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para madame bovary comprar
O enredo gira em torno de Emma Bovary, casada com o médico Charles. Emma vive imersa na leitura de romances românticos e, por viver um casamento enfadonho, procura no adultério a libertação de seus problemas. A trama possui um desfecho trágico e da criação de Flaubert, partem grandes linhas de força do romance moderno e sua repercussão no contexto literário francês e mundial é intensa e permanente.


O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Brontë
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1818-1848
Resultado de imagem para morro dos ventos uivantes
Esta é uma história de amor e obsessão. E de purgação, crueza, devastação. No centro dos acontecimentos estão a voluntariosa e irascível Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Rude nos modos e afetos, humilhado e rejeitado, ele aprende a odiar; mas com Catherine desenvolve uma relação de simbiose, paixão e também perversidade. Nada destruirá a essência desse laço – porém quando ela se casa com outro homem, por convenções sociais, as consequências são irreparáveis para todos em volta. Caro leitor, você está prestes a adentrar o inferno. Mas não hesite: a viagem valerá cada segundo.
Com um olhar sensível e agudo, Emily Brontë fez de “O Morro dos Ventos Uivantes” um retrato comovente e um estudo da degradação humana provocada pelas armadilhas do destino.


Viagens de Gulliver
Jonathan Swift
Irlanda
1667-1745
COMPRAR  | PDFOK
Imagem relacionada
Este livro conta a história de Lemuel Gulliver, um médico aventureiro que abandonou sua família, na Inglaterra, para desbravar novas terras, que depois de naufrágios e tormentas, acaba aportando em terras muito estranhas. Ele vai a Lilipute, onde as pessoas não medem mais de 15 centímetros; depois chega a Brobdingnag, onde as pessoas têm a altura de torres de igreja; e vai ainda ao País dos Houyhnhnms, onde os habitantes mais importantes são cavalos, não homens.


     Almas Mortas
Nikolai Gogol
Resultado de imagem para russiaRússia
1809-1852
COMPRAR  | PDF

Almas mortas, publicado pela primeira vez em 1842, é o livro precursor do romance clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar “almas mortas”, ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema — que lhe teria sido sugerido por Púchkin — que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. Destaca-se na obra a voz do narrador, alter ego do autor, que imediatamente nos cativa pela imaginação e irreverência de suas descrições e observações. Mesmo que pareçam escapar ao fio da meada e ao bom senso, elas acabam compondo um quadro extremamente perspicaz de um país que ainda buscava sua identidade e os caminhos para se modernizar.



Orgulho e Preconceito
Jane Austen
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1775-1817
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: 'É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa'. O livro é o mais famoso da escritora — traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. O enredo aborda múltiplos aspectos: o orgulho encontra o preconceito e a ascendência social; equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses conflitos conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora que, com sua refinada ironia, equilibra comédia e seriedade a uma observação meticulosa das atitudes humanas.


O Vermelho e O Negro
Stendhal
 França
1783-1842
 COMPRAR  | PDF
Entre todos os romances produzidos na história da literatura mundial, O vermelho e o negro é o mais clássico, vasto, célebre, radical e brilhante. A saga romântica de Julien Sorel, o filho detestado de uma família de camponeses, e suas “eternas e definitivas” amadas sra. De Rênal e Mathilde de La Mole é um livro marco na arte de escrever e do romance, além de retratar como ninguém as complexas relações sociais na França do período da Restauração. Inspirado em fatos reais (um escândalo entre famílias de destaque da burguesia francesa), O vermelho e o negro rompe com a tradição do romantismo, introduzindo o realismo no romance francês. Henri-Marie Beyle, dito Stendhal, nasceu em Grenoble, na França, em 1783, e morreu em Paris, em 1842. Brilhante, culto, foi figura de destaque no mundo intelectual da época. Lutou na Itália e permaneceu no exército até 1802. Sua experiência italiana rendeu-lhe muitas obras, entre elas o famoso relato Promenade dans Rome. Escreveu vários ensaios sobre arte e uma História da pintura. Como romancista, suas obras mais importantes são O vermelho e o negro e A cartuxa de Parma.
A História
Elsa Morante
Itália
1918-1985
A História
A história de um homem (Gunther, soldado nazista), uma mulher (Ida, viúva, professora, italiana) e uma criança (Usseppe, bastardo) em Roma, durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos maiores sucessos da literatura italiana no século passado.

Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa
Brasil
1880-1967
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para Grande Sertão: Veredas
A estilização das peculiaridades das falas sertanejas, sempre recorrente na obra de Guimarães Rosa, atinge seu auge neste consagrado romance. Rosa reinventa a língua e eleva o sertão ao contexto da literatura universal, compondo o cenário de uma narrativa lírica e épica, uma lição de luta e valorização do homem. Eleito um dos cem livros mais importantes de todos os tempos pelo Círculo do Livro da Noruega.


Os Ensaios
Michel de Montaigne
 França
1533-1592
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para os ensaios montaigne
Personagem de vida curiosa, Michel Eyquem, Seigneur de Montaigne (1533-1592), é considerado o inventor do gênero ensaio. Herdeiro de uma fortuna deixada pelo avô, um comerciante de peixes abastado, foi alfabetizado em latim e prefeito de Bordeaux. A certa altura, retirou-se para ler, meditar e escrever sobre praticamente tudo. 
Os ensaios  passam por temas como o medo, a covardia, a preparação para a morte, a educação dos filhos, a embriaguez, a ociosidade. 
Os Demônios
Fiódor Dostoiévski
Resultado de imagem para russia Rússia
1821-1881
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para os demonios dostoievski
Os Demónios é uma das obras-primas de Fiódor Dostoiévki. Esta obra trata-se de um romance de cariz político, inspirado na história verdadeira de um assassinato político que chocou aRússia. Em 1869, um grupo de reformadores liberais, mais conhecidos por niilistas, assassinou um elemento do seu próprio grupo no meio de uma conspiração contra o czar. Dostoiévski parte do assassinato e do julgamento que se lhe seguiu para construir um romance, que funciona também como um manifesto contra a ideologia materialista que, segundo ele, estava a contaminar a sua pátria. O resultado é uma obra-prima profética ambientada naRússia pré-Revolução, que antevê o pesadelo estalinista. Os ‘demónios’ deste romance são as ideologias importadas do Ocidente: o racionalismo, o positivismo, o materialismo, o ateísmo, entre muitos outros ‘ismos’. São ainda analisados os problemas sociais e políticos da segunda metade do quartel do século XIX, como por exemplo o poder autocrático e as suas ramificações e incidências. Uma obra maquiavélica incontornável na produção de Dostoiévski, traduzida directamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra.


Moby Dick
Herman Melville
 Estados Unidos
1819-1891
Imagem relacionada
O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville explora diversos gêneros literários para compor sua história, da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica.



O Idiota
Fiódor Dostoiévski
Resultado de imagem para russia Rússia
1821-1881
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para o idiota dostoievski
Dostoiévski narra o destino do príncipe Michkin - um homem destituído de qualquer maldade - que se vê atraído pela bela e contraditória Natascha Filipovna. O enredo revela o drama da condição humana, a dúvida entre o bem e o mal, o desejo e a renúncia, o altruísmo e o apego profundo de si.

Decamerão
Giovanni Boccaccio
Itália
1313-1375
 COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para decameron livro
Na Toscana assolada pela peste negra em meados do século XIV, dez jovens refugiam-se nas montanhas e passam os dias de forma serena, contando histórias. Eis a moldura narrativa maior de Decameron (do grego, “dez dias”), obra-prima de Giovanni Boccaccio (1313-1375) que, junto com Dante Alighieri e Francesco Petrarca, compõe a tríade das grandes vozes do Renascimento italiano. Boccaccio, porém, não está preocupado com dimensões divinas ou religiosas: seu tema é a vida humana tal como ela se apresenta, e nas cem novelas contidas no Decameron vemos abordados todos os seus aspectos. Comparado com a literatura medieval, o trabalho de Boccaccio é simplesmente revolucionário. O tratamento realista dispensado à ideia de tempo, a tridimensionalidade dos personagens e, sobretudo, a complexidade do dia a dia, sempre problemática e fugindo a códigos preestabelecidos, garantem a Boccaccio um lugar entre os poucos autores que sinalizam uma nova maneira de pensar e retratar a aventura humana.

A Montanha Mágica
Thomas Mann
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1875-1955
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para a montanha magica
História mágica ou filosófica, romance histórico ou de formação, narrativa sobre o tempo ou viagem interior de um jovem alemão honrado e ávido de experiências, este romance transita entre a sátira e a seriedade, o humor e a ironia, a luz e o niilismo, numa sinfonia contra-pontística em que liberalismo e conservadorismo, decadência e sublimação, doença e saúde, espírito e natureza, morte e vida, honra e volúpia se sucedem num torvelinho que só a Primeira Guerra Mundial conseguirá dissipar. Quando as fundações da Terra e da montanha mágica começam a tremer, quando o mundo hermético feito de tédio, torpor e exasperação começa a abalar, por acção do trovão e do enxofre, das baionetas e dos canhões, é que o arganaz adormecido esfrega os olhos e começa a endireitar-se, saindo da sua tenaz hibernação, expulso do seu reino e dos seus sonhos, salvo e liberto, depois de quebrado tão longo e mágico encanto.


Middlemarch
George Eliot
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1819-1880
COMPRAR  | PDF(EN)

Escrito entre 1869 e 1871 e ambientado entre o outono de 1829 e a primavera de 1832, Middlemarch descreve e analisa o império inglês nos anos conturbados que antecedem a ascensão da rainha Vitória: quando a teoria e a prática do progresso, avançando pelo interior da Inglaterra, estimulavam o clamor por reformas e ameaçavam velhas estruturas sociais e econômicas.



Gargantua e Pantagruel
Francois Rabelais
 França
1495-1553
COMPRAR  | PDF(EN)
Rabelais, não foi nem o primeiro, nem o último, mas soube, como poucos, observar e transpor para os livros, a cultura e a forma de se expressar do povo.Dois livros seus são muito importantes - 'Gargantua' e 'Pantagruel'. Esses livros foram publicados em feiras. Na época despertou a fúria da igreja. A epopéia de Pantagruel e seu pai Gargantua, gigantes de apetites imensos, critica a estagnação medieval, atacando a igreja, a cavalaria e as convenções e foi considerada obscena, na época, devido à expressão dos instintos. Com os seus romances 'Gargantua' e 'Pantagruel', revolucionou a estética literária. Muitos especialistas, hoje, o colocam ao lado de Shakespeare e Cervantes.


O Homem Sem Qualidades
Robert Musil
 Áustria
1880-1942
COMPRAR  | PDF

Nesta que é considerada uma das obras literárias mais importantes do século XX, o autor Robert Musil tece uma intrincada trama centralizada em Ulrich. O personagem vive diversas experiências, viaja ao exterior e, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, retorna a Viena, convivendo com os mais diversos tipos humanos. Este romance-ensaio mostra a decadência dos valores vigentes até o início do século passado, marcando a perda de posição da Europa na decisão dos rumos políticos e econômicos mundiais.


Em Busca do Tempo Perdido
Marcel Proust
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1871-1922
Resultado de imagem para em busca do tempo perdido
'Em busca do tempo perdido'' é uma das maiores criações da literatura mundial. Dividida em sete livros, a obra-prima de Marcel Proust foi publicada entre 1913 e 1927, e sua beleza e força vão se revelando cada vez mais impactantes com o correr dos anos. Uma obra monumental, que deixou marcas eternas na literatura.


Bustan (O Jardim de Flores)
Sa’di
Irã
1200-1292
Bustan em persa significa jardim de flores e Bustan de Sa'di é uma composição de histórias e máximas, cada uma representando uma flor deste jardim. Bustan de Sa'di é mundialmente famoso devido à sua eloquência de estilo, linguagem clara, orientação moral e aconselhamento através da arte da poesia. O próprio Sa'di descreve este livro. Este pequeno livro está cheio de sabedoria espiritual prática. Sadi não se apóia na alegoria tanto quanto outros escritores sufistas do período; a maioria das histórias nesta coleção tem uma lição moral bastante óbvia.
Rei Lear
William Shakespeare
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1564-1616
 COMPRAR  | PDFok
Resultado de imagem para rei lear
Ao chegar à velhice, Lear, rei da Bretanha, se vê obrigado a dividir seu reino. A maior desgraça para um monarca atingira-o: para protegê-lo e garantir sua sucessão, nenhum filho varão, apenas três filhas mulheres, Goneril, Regana e Cordélia. As duas primeiras são casadas, respectivamente, com o Duque da Albânia e com o Duque da Cornualha, olhos cobiçosos por sobre as terras bretãs, enquanto que Cordélia recusa-se a casar, para permanecer ao lado do pai. Mas o assédio de estranhos pelo reino não é o mal maior do qual padece o rei. A progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, o embotamente da percepção da sinceridade e da falsidade humana e a suspeita errônea de onde viria a traição são os males fatais para o outrora grande monarca
A tragédia O Rei Lear foi escrita em 1606 por William Shakespeare (1564-1616) – aquele que transformava em ouro literário os menores e maiores sentimentos humanos. Não por acaso Shakespeare deixou para criar na idade madura o seu protagonista que melhor resume o desgaste e a decrepitude que assolam o homem.




Metamorfoses
Ovídio
Itália
Apx 43 BC
COMPRAR  | PDF
Uma das obras mais influentes da literatura ocidental, as Metamorfoses de Ovídio foram escritas no ano 8 d.C., e desde então os mais de 250 mitos gregos e romanos figurados em seus doze mil versos têm inspirado pinturas, esculturas, peças de teatro, criações literárias, óperas e composições musicais por todo o mundo. Mas o fascínio da obra também se deve pela maestria com que o grande poeta latino alinhavou este compêndio de mitos, construindo uma história das origens do mundo até os seus dias (o tempo dos imperadores Júlio César e Augusto). A presente edição, bilíngue, traz a nova tradução de Domingos Lucas Dias, em versos livres que privilegiam a elegância e fluência do texto, acompanhada de uma apresentação de João Angelo Oliva Neto, da Universidade de São Paulo, e de mapas e índices completos dos nomes e locais citados na obra-prima de Ovídio


Pippi Meialonga
Astrid Lindgren
 Suécia
1907-2002
COMPRAR  | PDF(EN)
Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas - bem esquisitas - e sua comida - biscoitos, panquecas e sanduíches. Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua, está sempre inventando histórias e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por que realiza sonhos de liberdade e aventura.


Mrs. Dalloway
Virginia Woolf
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1882-1941
COMPRAR  | PDF
"Obra mais famosa de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway narra um único dia da vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência, Mrs. Dalloway se consagrou tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do períodoentre guerras. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, este livro resiste a classificações simplistas e inaugura um gênero por si só. Precursor de algumas das maiores obras literárias do século XX, este romance é uma leitura incontornável que todo mundo deve fazer ao menos uma vez na vida."


Ficções
Jorge Luis Borges
 Argentina
1899-1986

Ficções - publicado originalmente em 1944 pelas Ediciones Sur - é a obra que trouxe o reconhecimento universal para Jorge Luis Borges, graças, entre outros motivos, ao caráter fora do comum de seus temas, abertos para o fantástico, e à inesperada dimensão filosófica do tratamento.
Ficções reúne os contos publicados por Borges em 1941 sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam (com exceção de "A aproximação a Almotásim", incorporado a outra obra) e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios . Nesses textos, o leitor se defronta com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito. Os enredos são como múltiplos labirintos e se desdobram num jogo infindável de espelhos, especulações e hipóteses, às vezes com a perícia de intrigas policiais e o gosto da aventura, para quase sempre desembocar na perplexidade metafísica. Chamam a atenção a frase enxuta, o poder de síntese e o rigor da construção, que tem algo da poesia e outro tanto da prosa filosófica, sem nunca perder o humor desconcertante.
Em Ficções estão alguns de seus textos mais famosos, como "Funes, o Memorioso", cujo protagonista tinha "mais lembranças do que terão tido todos os homens desde que o mundo é mundo"; "A biblioteca de Babel", em que o universo é equiparado a uma biblioteca eterna, infinita secreta e inútil; "Pierre Menard, autor do Quixote", cuja "admirável ambição era produzir páginas que coincidissem palavra por palavra e linha por linha com as de Miguel de Cervantes"; e "As ruínas circulares", em que o protagonista quer sonhar um homem "com integridade minuciosa e impô-lo à realidade e no final compreende que ele também era uma aparência, que outro o estava sonhando".



Fome
Knut Hamsun
Noruega
1859-1952
COMPRAR  | PDF(EN)
O principal personagem dos romances de Knust Hamsun é o próprio autor refletido em várias projeções de si mesmo. De seu sofrimento - e como conheceu ele todas as gamas e cores do infortúnio! - extraiu o sentido e a filosofia, bem como o enredo e a história dos livros que escreveu. Em 'Fome' se encontra especialmente o escritor confundido com o seu personagem. Tudo quanto ele define aquele intelectual - suas aspirações e amores, seus sonhos e descrenças, suas alegrias e choques - aparece nesse romance de fato sedutor, na verdade único, em que o 'pobre diabo' se apresenta aos nossos olhos não como uma ciratura caída em abjeção, em dissolvência moral, mas como alguém de quem se deve compadecer e lastimar e ao mesmo tempo admirar ou até mesmo invejar. Foi o exercício da vagabundagem - no caso um fecundo laboratório em que o romancista colheu as suas experiências dos homens e do mundo para definir a sua própria personalidade.

Otelo
William Shakespeare
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1564-1616

"Em Veneza, Otelo, um general mouro à serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la “enfeitiçado”, ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu. Otelo é a tragédia em que Shakespeare estudou os mecanismos da imaginação, da paixão e do ciúme. Em nova tradução de Lawrence Flores Pereira, que recria a linguagem grandiosa de Otelo e a prosa nefasta de Iago, esta nova edição é acompanhada de uma longa introdução e notas contextuais do tradutor, bem como de um ensaio de W. H. Auden."
]
Ao Farol/Rumo ao Farol
Virginia Woolf
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1882-1941
Ao Farol por [Woolf, Virginia]
Virginia Woolf passava as férias de verão, até os treze anos, na casa de praia da família em St Ives, na Cornualha, numa baía de onde se avistava o farol da ilha de Godrevy. Esses verões à beira-mar ficaram para sempre na sua memória.

Sua amada mãe, Julia Stephen, renomada por sua beleza, morreu quando Virginia tinha treze anos. Ela teve aí o primeiro dos colapsos nervosos que a atormentariam pelo resto da vida.


Com o pai, Leslie Stephen, historiador e alpinista, Virginia mantinha uma relação ambígua. Ele era, nas suas próprias palavras, "espartano, ascético, puritano". Mas também podia ser muito carinhoso para com os filhos. E foi pela leitura dos livros de sua biblioteca que Virginia, que nunca frequentou escola nem universidade, obteve toda a sua educação.


Ao Farol é a transposição artística da memória dos verões passados em St Ives e da relação com os pais. Mas um romance, se bem concebido, nunca é um relato autobiográfico. Tal como no sonho freudiano, a artista procede por condensações, deslocamentos, deformações.


O Sr. Ramsay não é Leslie Stephen. A Sra. Ramsay não é Julia Stephen. A pintora Lily Briscoe não é Virginia Woolf. E a Ilha de Skye, na Escócia, não é, obviamente, a baía de St Ives, na Inglaterra.


E uma obra literária, poesia ou ficção, não é feita dos atos e eventos banais que constituem o material da vida cotidiana. Mas de revelações, de visões, de epifanias. A artista é uma vidente. Ela vê o que não vemos. E o ato artístico supremo consiste em transformar visões em palavras, em frases, em verbo.


Em Ao Farol, as visões, os sons, as cores da infância de Virginia se transformam em imagens literárias, em sonoridades verbais, em coloridos estilísticos. Ela exerce aí, com virtuosidade invulgar, o privilégio supremo da verdadeira artista.


Com sorte, teremos, ao lê-lo, as nossas próprias visões, desfrutando, assim, ainda que modesta e brevemente, do precioso dom da vidência. Não se pode querer mais.



O Mundo se Despedaça
Chinua Achebe
 Nigéria
1930
O mundo se despedaça por [Achebe, Chinua]
O mundo se despedaça conta a história de Okonkwo, guerreiro da etnia ibo, estabelecida no sudeste da Nigéria. O momento que a narrativa retrata é o da gradual desintegração da vida tribal, graças à chegada do colonizador branco. Os valores da Ibolândia são colocados em xeque pelos missionários britânicos que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força da polícia. O delicado equilíbrio de costumes do clã atravessa um momento de desestabilização, pois os missionários europeus e seus seguidores, africanos convertidos, começam a acorrer às aldeias de Umuófia pregando em favor de uma nova crença, organizada em torno de um único Deus.
A nova religião contraria a crença nas forças anímicas e na sabedoria dos antepassados, em que acreditam os ibos. Além disso, os homens brancos trazem novas instituições: a escola, a lei, a polícia. Okonkwo, o mais bravo guerreiro do clã, é dos principais opositores dos missionários, mas ele não contava com a adesão à nova crença de muitos de seus companheiros.
O romance é considerado um dos livros mais importantes da literatura africana do século XX e fundador da moderna literatura nigeriana. Foi publicado originalmente em 1958, dois anos antes da independência da Nigéria. Primeiro romance do autor, foi publicado em mais de quarenta 



Romanceiro Gitano e Outros Poemas
Federico Garcia Lorca
 Espanha
1898-1936
COMPRAR  | PDF(ES)
Romanceiro Gitano e outros poemas
Federico Garcia Lorca é considerado o maior poeta espanhol contemporâneo. “Romanceiro Gitano”, que dá o título a este livro, composto de poemas escritos entre 1924 e 1927, é sem duvida sua obra mais popular. Este conjunto de lendas antigas, de relatos fantásticos ou épicos, de canções recolhidas na tradição oral instaura uma nova tradição na qual as gerações futuras não saberão mais fazer a distinção entre o paciente trabalho de todas e o preciso gênio de um só.
Dois outros poemas completam o livro. “Poeta em Nova York”, uma de suas mais belas obras, retrata as impressões particulares vivas de sua viagem aos Estados Unidos na primavera de 1930, e “Pranto por Ignacio Sánchez Mejías”, derradeira obra poética de Garcia Lorca composta como última homenagem ao toureiro que foi um de seus amigos mais queridos; é um dos escritos mais bem acabados do poeta, no qual frequentemente ele atinge a perfeição.

Cantos
Giacomo Leopardi
Itália
1798-1837

Filho primogénito do conde Monaldo Leopardi e da marquesa Adelaide Antici, Giacomo Leopardi, por muitos considerado o maior poeta italiano depois de Dante e Petrarca, nasceu em Recanati em 29.06.1798 e faleceu em Nápoles em 14.06.1837. Breve e sofredora, a existência do poeta é rodeada, desde tenros anos, de circunstâncias que decisivamente influíram na formação da sua personalidade humana e literária. (…) Entregue, novo ainda, aos cuidados de alguns mestres eclesiásticos, tão rapidamente, ao que parece, os igualou, ou suplantou mesmo, em saber, que, aos dez anos, foram dispensados os seus serviços. 
Começa então a abrir-se para ele o mundo fascinante oculto nas páginas dos doze mil volumes que, à data, constituíam a biblioteca paterna. O acesso a esse mundo era-lhe facilitado pelos conhecimentos, que adquirira, das principais línguas modernas – o francês, o inglês, o espanhol -, das línguas clássicas e, ainda, do hebraico, do árabe e do sânscrito. Entre todas, as suas línguas de eleição foram, porém, o latim e o grego. A primeira, principalmente, abre-lhe as portas da erudição e dos estudos filológicos, que hão-de constituir, por anos sucessivos, uma das suas preocupações. A segunda, cuja aprendizagem sem mestre inicia aos quinze anos, introdu-lo directamente no mundo da cultura e da literatura helénicas, que tanto contribuíram para a sua formação e tão largas ressonâncias deixaram na obra do poeta.(…) Em 1819, na sequência de uma fuga frustrada da casa paterna, Leopardi redige L’infinito, que, sendo o mais curto dos seus poemas, é também o mais celebrado e, porventura, o mais perfeito de todos eles. O percurso então iniciado encerra-se em 1836, ano em que, durante uma estadia nas faldas do Vesúvio, escreve o último e mais longo e mais perturbante dos seus poemas, La ginestra o il fiore del deserto, verdadeiro testamento espiritual do poeta ou síntese poética do seu pensamento. Mas a rigorosa compreensão desse mesmo pensamento obriga à leitura indispensável de outras obras: o diário, isto é, o Zibaldone, as Operette Morali e, ainda, o Epistolário, que é, no dizer de Giuseppe Carlo Rossi,”um dos mais emocionantes das literaturas modernas”.



Contos
Anton Chekhov
Resultado de imagem para russia Rússia
1860-1904

Tchekhov foi um dos maiores autores russos e um dos mais importantes dramaturgos e contistas de todos os tempos. O escritor tinha a rara capacidade de ver e transmitir a beleza quase imperceptível do cotidiano e mostrar a força e a profundidade da alma humana e, sobretudo, dos sentimentos e das relações pessoais, no que elas têm de mais nobre ou de mais mesquinho e desprezível. 

O Pai Goriot
  Honoré de Balzac
 França
1799-1850
COMPRAR  | PDF
O pai Goriot (A comédia humana) por [Balzac, Honoré de]
O pai Goriot' aborda a ingratidão e conflito entre um pai e as filhas, evocando o drama de 'O rei Lear' sob a perspectiva do século XIX. No entanto, o autor usa a pensão burguesa como cenário para intrigas e adultérios, traçando perfis psicológicos das personagens e usando histórias reais como base para sua ficção. O autor apresenta ao leitor outros personagens marcantes como Rastignac, um jovem que passa por uma iniciação na alta sociedade parisiense e se desencanta com os jogos e vaidades que presencia nos salões da capital.


O Som da Montanha
Yasunari Kawabata
 Japão
1899-1972

A cada dia Shingo Ogata trava novos confrontos com a memoria que desvanece. Preocupado com a decadência moral de seus descendentes, divide-se entre a difícil função de chefe de familia e o clamor da beleza que o traz a todo instante para paisagens que estão além de seu convívio com os homens. Parte da chamada “trilogia dos sentimentos humanos”, ao lado de O país das neves (Estação Liberdade, 2004) e Mil tsurus (Estação Liberdade, 2006), a presente obra constitui um exercício estilístico de rara felicidade: resultado da busca de vida inteira pela depuração total da arte romanesca, a simplicidade do narrar aqui se apresenta plena, suave, homogênea. Kawabata maneja com habilidade seus personagens em meio ao delicado tecido dramático. Com a sutileza que lhe é peculiar, faz brotarem da narrativa os demônios pessoais que a rigidez da família japonesa não é capaz de conter em uma era de incertezas, abalada pela crise de identidade que sobreveio à Segunda Guerra Mundial. Shingo Ogata, representante de uma geração que se despede, luta para fazer valer sua autoridade e a sabedoria da tradição, mas é incessantemente capturado por flores, cantos de pássaros e, mais amiúde, pela beleza e delicadeza da jovem nora, Kikuko. Apresentando os primeiros laivos de senilidade, Ogata já não está totalmente presente. Sua existência lírica anuvia sua vida prática. Mais uma obra magistral do Prêmio Nobel Yasunari Kawabata: em O som da montanha dançam, de mãos dadas a uma observação arguta da moderna sociedade japonesa, reflexões sobre vida e morte (em especial sobre a possibilidade do suicídio, ao qual se entregaria o próprio autor em 1972), momentos de profundo lirismo contemplativo e a beleza suave do erotismo na velhice.


Poemas
Paul Celan
Romênia/France
1920-1970

Paul Celan é um dos poetas mais importantes do século em alemão e, nas palavras de George Steiner, "quase certamente o maior poeta europeu do período posterior a 1945." A linguagem, disse Celan, era a única coisa que permanecia intacta para ele. depois da guerra. Suas experiências dos anos de guerra e da perda de seus pais são os temas recorrentes de sua poesia. No final, eles também levaram ao seu suicídio por afogamento em 1970.


Children of Gebelawi/Children of Alley
Naguib Mahfouz
Egito
1911-2006
COMPRAR

O tumultuado beco desse rico e complexo romance (publicado pela primeira vez em árabe em 1959) é habitado por uma deliciosa família egípcia, mas é também o cenário de uma segunda narrativa, mais ousada: a história espiritual da humanidade. Os homens e mulheres de um moderno vizinho do Cairo reencenam involuntariamente a vida de seus santos ancestrais: do senhor feudal que renega um filho por orgulho diabólico e põe outro à prova, ao salvador da geração seguinte que livra seu povo do cativeiro. Este romance poderoso confirma novamente a riqueza e variedade da narrativa de Mahfouz e seu status como "o escritor mais importante da literatura árabe moderna".


Mahabharata
????
 India
Apx 500 BC
Resultado de imagem para mahabharata
Uma grande história é contada no livro Mahabharata de Krishna-Dwaipayana Vyasa. Considerado o maior épico do mundo, começou a ser escrito no século IV a.C. e compreende uma enciclopédia de 18 livros. É reverenciado na Índia por contar histórias de deuses e grandes homens. Alguns trechos de seu texto trazem muitos conhecimentos de espiritualidade. O livro Mahabharata tem em seu conteúdo a reunião de várias histórias contadas de mestres para discípulos sobre uma época de guerras e o foco principal do Mahabharata é a batalha de Kuruksetra, uma guerra entre dois ramos da mesma família pela posse de um reino. Os ensinamentos ditados por Krishna para Arjuna na guerra para que ele lutasse da melhor forma compõem a famosa Bhagavad Gîtâ ou 'A Canção do Senhor'.


Jacques, o Fatalista e Seu Amo
Denis Diderot
França
1713-1784
COMPRAR  | PDF(ES)
Relato vivo, repleto de uma ludicidade em que Diderot se empenha com o seu estro e seu brilho, Jacques, o Fatalista, e seu Amo tece sob a mão invisível do criador um conjunto de jogos satíricos de recriações de idéias, relações e tipos a se constituir em reflexão crítica sobre o tempo, a atmosfera e a sociedade na antevéspera das Luzes e, projetivamente, no que se convencionou chamar de 'tempos modernos'. Mostra o intelectual, o artista e o filósofo em seu papel transgressor da ordem, de oposição aos que mandam e legislam, seu movimento em direção ao público, um didatismo desconcertante e um jogo sedutor que subverte a hierarquia entre sujeito e servidor, como assinala J. Guinsburg, 'numa entrega da qual não consegue se desvincular'. O jogo da sedução da arte? Em seu didatismo, Diderot ameaça as seitas e a crítica ingênua, que não consegue captar a riqueza do plágio; recria, traduz, toma de empréstimo e devolve com sua verve satírica idéias de um Sterne ou um Voltaire. Tem uma percepção que o distancia do técnico, da imitação e persegue uma subjetividade de outro tipo, numa ordem que traz a marca do Acaso como belo protagonista, num romance dialógico que não parte do pretenso ineditismo, mas do esforço enorme de ampliar o que já está dado. Em sua crítica da religião, o criador faz também a crítica de uma pretensa ancoragem científica, volta-se para o incerto, para o caos da natureza, algo que seria bem propício pensar nos dias de hoje.


Lolita
Vladimir Nabokov
Resultado de imagem para russia Rússia/Estados Unidos
1899-1977
COMPRAR  | PDF
A obra 'Lolita' narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos.




Masnavi
Jalal ad-din Rumi
Afeganistão
1207-1273

Masnavi, é um extenso poema escrito em persa por Yalal ad-Din Muhammad Rumi, também conhecido como Rumi, famoso poeta persa e sufista. É uma das obras mais conhecidas e influentes do sufismo. O Masnavi é uma série de seis livros de poesia que agregam aproximadamente 25 000 versos ou 50 000 linhas. É um texto espiritual que ensina os sufistas a alcançar o seu objetivo de estar realmente apaixonado por Deus.

O Amor nos Tempos do Cólera
Gabriel Garcia Marquez
 Colômbia
1928-2014
COMPRAR  | PDF
Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas, que tentou impedir o casamento enviando a filha ao interior numa viagem de um ano. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de 'O amor nos tempos do cólera', que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.


O Romance do Genji
Shikibu Murasaki
 Japão
Apx 1000
COMPRAR  | PDF(EN)

O Romance do Genji, escrito entre 1005 e 1014, encena as intrigas políticas e amorosas da corte Heian, um turbilhão de histórias em que se misturam a sensualidade e o refinamento, a sátira e a comédia, os mitos e as aventuras amorosas. Embora o personagem principal seja Genji, um resplandecente príncipe, o enredo é orquestrado por mulheres, compondo uma obra melancólica, uma meditação sobre a precariedade da vida que é ao mesmo tempo um tratado das paixões e a descrição minuciosa de uma época.


A narrativa decorre entre a segunda metade do século X e o início do século XI, quando a Europa atravessava uma época sombria e só a China e o Japão possuíam civilizações dignas desse nome. No ano de 784 a capital do Japão fora mudada para Heian Kyo «a Cidade da Paz e Tranquilidade», actual Quioto. Foi o início de um período decisivo da história do Japão, marcado pela assimilação do legado espiritual da China e, em particular, do budismo. A civilização nipónica conheceu então, nas suas camadas aristocráticas, um período de sofisticação e cultura que viria a ser comparada com o Grand Siècle de Luís XIV mas que se prolongaria por quatrocentos anos. Foi nessa época que além de O Romance do Genji surgiram os Contos de Ise que entusiasmaram Borges, a poesia de Ono no Komachi e as narrativas de Sei Shônagon.


O Ramayana
Valmiki
 Índia
Apx 300 BC
COMPRAR  | PDF
Rama, o herói do Ramayana, é uma divindade popular adorada pelos hindus, sendo a rota de sua viagem, a cada ano, percorrida por peregrinos devotos. O poema não é um mero monumento literário, é uma parte do hinduismo, e é tido em tal reverência que o mero ato de o ler ou ouvir é dito pelos hindus de libertá-los do pecado e garantir todos os desejos do leitor ou ouvinte. De acordo com a tradição hindu, Rama é uma encarnação (Avatar), do deus Vixnu, que é parte da Trindade hindu. O principal propósito da sua encarnação é demonstrar o caminho correto (dharma) à vida na terra.


Berlin, Alexanderplatz
Alfred Doblin
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1878-1957
COMPRAR  | PDF(ES)
Publicado originalmente em 1929, Berlin Alexanderplatz foi um marco da literatura expressionista alemã, em que a expressão do sentimento tem mais valor do que a razão. E o sentimento da época era o de uma nação derrotada e humilhada, o que contribuiu para que Alfred Döblin desse voz a esse desafortunado personagem.


Berlim. Década de 1920. Um cidadão, após cumprir pena durante quatro anos por assassinato, vê-se livre para começar uma nova vida. No entanto, a única convicção que Franz Biberkopf - personagem central desta obra - tem é a de se tornar e se manter decente. No início, guiado por esse forte sentimento, ele consegue andar no caminho do bem - até que algo acontece, ele não sabe dizer o quê, e sua vida acaba seguindo um rumo diferente, mais adverso.


Mas "ora, Franz Biberkopf está bem de saúde, se fossem todos tão resistentes quanto ele. Nem valeria a pena narrar uma história tão longa sobre um homem, se ele nem ao menos consegue se firmar nas pernas".




Nostromo
Joseph Conrad
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1857-1924
COMPRAR  | PDF(ES)
A ação de 'Nostromo' se passa na imaginária república sul-americana de Costaguana. Ao narrar as peripécias de uma contra-revolução separatista levada a cabo pelo partido conservador de Sulaco - a mais rica província de Costaguana - em resposta a um golpe militar vitorioso na capital do país, Conrad pinta, com mão de mestre, os desconcertos da história política da América Latina.


Viagem ao Fim da Noite
Louis-Ferdinand Céline
 França
1894-1961
COMPRAR  | PDF
Viagem ao fim da noite' procura denunciar sofrimento de viver e a fragilidade da condição humana. Neste relato semi autobiográfico, Céline narra a vida do anti-herói Ferdinand Bardamu, cuja trajetória começa na Primeira Guerra, passa pela África colonial, por uma América do Norte em franca industrialização e desemboca de volta na França, onde o protagonista se estabelece como médico num subúrbio de Paris.


Livro do Desassossego
Fernando Pessoa
Portugal
1888-1935

O narrador principal (mas não exclusivo) das centenas de fragmentos que compõem este livro é o "semi-heterônimo" Bernardo Soares. Ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, ele escreve sem encadeamento narrativo claro, sem fatos propriamente ditos e sem uma noção de tempo definida. Ainda assim, foi nesta obra que Fernando Pessoa mais se aproximou do gênero romance. Os temas não deixam de ser adequados a um diário íntimo: a elucidação de estados psíquicos, a descrição das coisas, através dos efeitos que elas exercem sobre a mente, reflexões e devaneios sobre a paixão, a moral, o conhecimento. "Dono do mundo em mim, como de terras que não posso trazer comigo", escreve o narrador. Seu tom é sempre o de uma intimidade que não encontrará nunca o ponto de repouso.

Ulysses
James Joyce
Irlanda
1882-1941
COMPRAR  | PDF
Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. Foi em torno desse esqueleto que James Joyce elaborou o enredo desta obra. 'Ulysses' é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera.


Homem Invisível
Ralph Ellison
 Estados Unidos
1914-1994
COMPRAR  | PDF(EN)

Homem Invisível é um livro escrito pelo romancista estadunidense Ralph Ellison, publicado pela Random House em 1952, sobre um afro-americano cuja a cor lhe dava invisibilidade. O livro aborda vários temas sociais e intelectuais que a comunidade negra nos Estados Unidos enfrentava no começo do século XX, incluindo racismo, nacionalismo negro, a relação entre a identidade negra e o marxismo, e as políticas reformistas raciais de Booker T. Washington, além de assuntos como individualismo e identidade pessoal.


Folhas de Relva
Walt Whitman
 Estados Unidos
1819-1892
COMPRAR  | PDF
Walt Whitman é considerado pela crítica mundial o maior poeta da literatura norte-americana. Sua obra-prima 'Folhas de Relva' (1885) é um dos pilares das letras modernas. Nela Whitman introduziu o verso livre e o tratamento poético das coisas cotidianas, dos progressos técnicos, da vida nas cidades e, com total franqueza, o sexo. Ao longo de quase quatro décadas, o autor trabalhou continuamente no desenvolvimento de sua famosa obra, até torná-la em um volume com mais de 500 páginas.


Os Filhos da Meia-Noite
Salman Rushdie
Índia
1947
COMPRAR  | PDF
Nascido à meia-noite de 15 de agosto de 1947, momento oficial da independência da Índia, Salim Sinai tem seu destino imbricado com a história do país. Um mar de aventuras fantásticas narradas no estilo irônico e exuberante de Rushdie. A história da Índia no século XX narrada em chave de realismo fantástico. O muçulmano de família abastada Salim Sinai, que narra em primeira pessoa a sua história, nasceu em Bombaim à meia-noite de 15 de agosto de 1947, no instante em que a Índia se tornava uma nação independente. A trajetória de Salim estará ligada à complexa e conturbada saga de seu país. Para complicar, ele descobre que foi trocado na maternidade por outro recém-nascido. Na verdade, deveria ser um hindu de família pobre. Todos os mil e um indianos nascidos entre a meia-noite de 15 de agosto e a uma hora da madrugada de 16 de agosto de 1947 desenvolveram poderes extraordinários; o de Salim é a telepatia, que lhe permite reconstituir a história de sua família desde 1910 e examinar os acontecimentos políticos e culturais da Índia.


O Carnê Dourado
Doris Lessing
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1919-2013
COMPRAR  | PDF(EN)

O trabalho com o qual Doris Lessing, Prêmio Nobel de Literatura de 2007, ganhou reconhecimento internacional. Publicado pela primeira vez em 1962 e considerado um dos grandes romances do século XX, The Golden Book conta a história de Anna Wulf, escritora mergulhada em uma crise pessoal que decide suas experiências em quatro cadernos de cores diferentes: o caderno preto para ela vida literária, vermelho para a política, amarelo para a vida emocional e azul para a vida cotidiana.


Trilogia do Pós-Guerra
Beckett
Irlanda
1906-1989
COMPRAR  | PDF
Resultado de imagem para Trilogia do Pós-Guerra  BeckettResultado de imagem para Trilogia do Pós-Guerra  BeckettResultado de imagem para Trilogia do Pós-Guerra  Beckett
Fonte: Folha
O mesmo Adorno que afirma que "escrever poesia após Auschwitz é um ato de barbarismo" também diz que a não-repetição de Auschwitz é um imperativo categórico. Como então lembrar a barbárie, se é bárbaro expressá-la, ao menos poeticamente? 
Restam a nós, sobreviventes, exclusivamente as linguagens das ciências e da prosa? 
O irlandês Samuel Beckett deparou, certamente, com ambas as barbáries: a da guerra e a da expressão poética dessa mesma guerra. Daí dizer, como conta a tradutora Ana Helena Souza na introdução à reedição de "Molloy", que a única alternativa viável para o artista contemporâneo era "a expressão de que não há nada para expressar, nada com que expressar, nada a partir do que expressar, nenhuma força para expressar, nenhum desejo de expressar, junto com a obrigação de expressar". 
Na trilogia do Pós-Guerra, que inclui o próprio "Molloy", "Malone Morre" e "O Inominável", Beckett parece encontrar a solução (se é que se pode falar em solução) para o dilema colocado por Theodor Adorno. Se é impossível expressar-se, talvez possamos nos expressar usando a própria linguagem da impossibilidade. A linguagem do "esmigalhamento, do desmoronamento raivoso", como diz Moran, o segundo narrador desta narrativa que é toda ela poeticamente esmigalhada. 
Ao longo de toda esta não-história, deste não-tempo, destes não-personagens, sentimos a potência da expressão da impossibilidade e a ausência absoluta de algo a expressar, ao mesmo tempo que a urgência de dizê-lo. 


A Vida e Opiniões de Tristram Shandy
Laurence Sterne
Irlanda
1713-1768
COMPRAR  | PDF(EN)
Alternando a paródia da autobiografia ficcional e a de inúmeros subgéneros, a narrativa - uma miríade de histórias com um desenlace imprevisível - desdobra-se em duas - a história de Tristram Shandy, o narrador que pretende contar a sua vida, e a de Tristram Shandy a escrever a sua história, tornando a escrita e a própria leitura protagonistas da obra.



Os Contos de Cantuária
Geoffrey Chaucer
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1340-1400
COMPRAR  | PDF
Tudo começa a partir de um certame entre peregrinos acerca das melhores histórias de cavalaria e romances. O livro descortina - com crueza e lirismo, graça e deboche - o universo social e cultural da Inglaterra em plena Idade Média. Anedotas, ciclos cavalheirescos, escatologia, ensinamentos edificantes e muita caricatura surgem nas histórias desses peregrinos que rumam em direção à Cantuária, onde pretendem visitar o túmulo de São Thomas Becket.


Gente Independente
Halldor K Laxness
Islândia
1902-1998
COMPRAR  | PDF

Um dos maiores épicos da literatura islandesa, 'Gente independente' conta a saga de Gudhbjartur Jonsson, camponês que, após trabalhar dezoito anos para o intendente de Myri, consegue dar entrada na compra de seu próprio terreno e se livra da servidão, tornando-se proprietário da Casa Estival. No espaço recém-adquirido ele passa a viver com Rósa, sua esposa, que teme as lendas sobre possíveis assombrações que infernizam a vida dos moradores do lugar - segundo as mais antigas crônicas do país, o território que eles habitam é assombrado pelos fantasmas de Kólumkilli - feiticeiro de grande reputação e líder dos irlandeses que conquistaram a região no passado - e de Gunnvör, mulher-vampira que ali morara anos antes da construção da Casa Estival. Turrão, Jonsson se mantém alheio às crendices e luta por sua independência. Sua determinação é posta à prova quando Rósa morre após dar à luz uma menina cuja paternidade é duvidosa. Firme em seus propósitos, o camponês faz com que o bebê sobreviva, suplanta a viuvez precoce com uma segunda união e supera as inúmeras dificuldades que se seguem, das intempéries climáticas às dívidas que contrai. Como a natureza e seu desejo de auto-suficiência o impelem a manter-se um homem rude, é somente a relação com Ásta Sóllilja, a suposta filha de seu primeiro casamento, que conseguirá quebrar os paradigmas do arcaico Jonsson, mesmo após uma vida inteira de lutas e desafios.


Os Buddenbrooks
Thomas Mann
Resultado de imagem para alemanha Alemanha
1875-1955
COMPRAR  | PDF(DE)

"Thomas Mann publicou Os Buddenbrook, seu primeiro romance, em 1901, quando tinha apenas 25 anos. Em 1929 ele seria laureado com o Nobel de literatura, um resultado, sobretudo, do fato de ele ter escrito esta crônica familiar grandiosa. Inspirado em sua própria família, o escritor narra a história de quatro gerações de Buddenbrooks, numa cidade com todas as características de Lübeck, terra natal dos Mann. Com personagens vívidos, diálogos brilhantes e uma trama fascinante, o romance permanece moderno. A presente edição brasileira recupera a tradução de Herbert Caro, grande intelectual alemão que verteu para o português muitas das obras de Mann, e traz um posfácio do professor Helmut Galle. "


Grandes Esperanças
Charles Dickens
Resultado de imagem para inglaterra bandeira Inglaterra
1812-1870
COMPRAR  | PDF
Esta obra pretende ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. No começo o leitor poderá conhecer o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, criou-o 'com a mão de ferro', bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade. A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos.


Contos de Andersen
Hans Christian Andersen
Dinamarca
1805-1875
COMPRAR  | PDF
As histórias e os contos escritos por Andersen refletem os contrastes sociais da época. Ao confrontar os padrões de comportamento dos poderosos e dos desprotegidos, Andersen defendeu seu ideal de igualdade entre os homens. A infância pobre do escritor foi base para suas histórias.